quarta-feira, 11 de abril de 2018

UM ABSTRACTO - COMO "RISCÁ-LO"?



"Abstracto" 
Pintura a acrílico sobre tela (Abril 2018)


A tela já estava texturada com massa de modelar fazia anos. Neste momento, o entusiasmo pelos "abstractos" fez com que a fosse buscar. Com o depositar de mais tinta acrílica, mais algumas texturas, camada sobre camada com utilização do rolo, da trincha e da espátula, um novo trabalho foi surgindo. Manchas mais fortes e marcadas e outras mais esbatidas e difusas, utilização de um "stencil"... Foi um exercício agradável de se fazer. Mas ficou uma dúvida... Como fazer os riscos fininhos?...

Fácil afinal - fazer um "pente" de (seis) palitos unidos entre si por uma fita-cola e depois fazê-los deslizar para arrastar a tinta ainda fresca  e escura aplicada sobre uma camada de tinta já seca mais clara de modo a poderem ver-se os riscos claros no fundo escuro, (ou, fazendo o inverso, riscar a tinta clara fresca sobre uma camada de tinta mais escura e já seca). Ou, então ainda, em vez dos palitos, utilizar um pente normal, um "raspador", uma espátula para arranhar a superfície de tinta fresca de modo a deixar transparecer a camada de tinta inferior, como me foi ensinado; ou, quem sabe, uma "escova" improvisada com os mais diversos materiais "arranhantes" ou, pelo contrário, "depositantes" de tinta... Ou... As possibilidades são imensas!...




Vários exemplos de "escovas" artesanais encontradas no Pinterest




Aqui se podem ver os riscos fininhos feitos sobre uma superfície clara ao arrastar-se a tinta escura da camada superior com a ponta dos palitos de um "pente" improvisado como este da fotografia em baixo, inspirado numa fotografia retirada do Pinterest.






(Imagem retirada do Pinterest)


Mas pode-se querer um efeito diferente. Como é o caso da mesma figura ou a de baixo em que se  vê o resultado obtido ao depositar a tinta preta, em que se mergulharam os palitos antes de irem sendo aplicados, sobre a camada de tinta mais clara já seca.






Tem sido uma descoberta engraçada de mais um tipo de ferramentas a utilizar com efeitos muito interessantes em trabalhos de pintura, sobretudo na pintura abstracta. E em que, por curiosidade, alguns exemplos são bem "avantajados". Se não veja-se:




(As duas imagens retiradas do Pinterest)





Sem comentários:

Enviar um comentário