quarta-feira, 18 de abril de 2018

O JARRO DAS RISCAS VERMELHAS





Trabalho inspirado num dos do escocês Mhairi McGregor. Foi um exercício muito agradável feito a acrílico sobre tela. A sua base foi feita a espátula e terminou a pincel. Não pretendendo, nem conseguindo de qualquer modo, que ficasse igual, pretendia-se dar as formas  e as luzes que são realçadas pelas riscas vermelhas e brancas do jarro. Não se conseguiu a leveza e luminosidade do original mas fiquei a gostar muito do conjunto sobretudo pela sua textura e diversidade de tons. Mais um trabalho em que aprendi bastante e que me permitiu uma maior liberdade de movimentos como ao fazer os riscos com uma "caneta" própria para ajudar a definir as flores do ramo.  




Este é o trabalho original de Mhairi McGregor que tanto me agradou pela sua simplicidade, luminosidade e força das cores das riscas do jarro em contraste com o fundo acinzentado e até mesmo o ramo de flores com cores pouco diversificadas... __"Porquê as riscas vermelhas e brancas?" Do meu ponto de vista, é o que dá mais graça ao trabalho... e o que tanto me encantou!... Não é um trabalho "abstracto" nem "realista". É uma pintura aparentemente simples. Mas, ao tentar "reproduzi-lo", mesmo sem o querer seguir à risca, temos dificuldade em conseguir a pureza das formas e da luz que nele se sentem. Mas valeu bem a pena a tentativa e deu muito gozo procurar fazê-lo.




Sem comentários:

Enviar um comentário