sábado, 17 de março de 2018

"LUZ E SOMBRA" - UM ABSTRACTO



"Luz e Sombra" 
Quadro pintado em Fevereiro de 2018 (*)


Sempre a aprender novas técnicas, vamos seguindo o nosso percurso passo a passo, sempre apoiados nos conhecimentos e arte que nos vão sendo transmitidos.

Agora já não é só o pincel e a espátula que usamos. Agora empregamos também o rolo, ou as trinchas grandes ou pequenas que carregadas de tinta a depositam empastada ou suavemente de modo a deixar transparecer o que está por baixo.

Parece que para fazer um abstracto a dificuldade não é nenhuma, basta deixar texturas, manchas e riscos sobre a tela. Mas não é bem assim. Para além das técnicas a empregar e da necessidade de aplicar a tinta com alguma mestria, há a questão do equilíbrio das formas e das cores. Por vezes, quando se altera um determinado aspecto, vamos ter que mexer noutras partes do quadro para que não se perca a harmonia do conjunto. O que faz com que paremos quando chegamos a determinado ponto, já que arriscar continuar nos pode fazer voltar a refazer o quadro.

Por melhor ou pior, mais bonito ou menos que seja o resultado, é sempre um prazer imenso conseguir formas e luzes que nos agradam à vista. É o que sinto em relação a este quadro que acabou mesmo antes de se dar por finalizado.






Sem comentários:

Enviar um comentário