terça-feira, 12 de setembro de 2017

CANCRO DA MAMA - " UM TESTEMUNHO NA PRIMEIRA PESSOA"







Ainda faltam alguns tratamentos de Radioterapia, mas já considero como se tivesse chegado ao fim. Sinto-me bem e com forças para esta etapa final. Sei que só a partir de alguns tratamentos de Radioterapia é que os efeitos colaterais se poderão fazer sentir. Mas, isso eu já o descrevi, num "post" anterior. Neste momento, o que me interessa é que o fim desta caminhada se aproxima. Chega, assim, a altura de fazer um balanço. Balanço que fica registado num pequeno livrinho que escrevi compilando os "post", do meu “Blog” RECOMEÇO, e que fui escrevendo ao longo dos meses, desde a altura em que se detectou que alguma coisa não estava bem a nível de um dos meus seios. 


É verdade... Declarou-se o cancro da mama em que de 3,6 cm de carcinomas, 6 milímetros eram invasivos e potencialmente "perigosos".


Hoje, fica a lembrança de uma luta travada por aqueles a quem dirigi este pequeno caderno, a que chamaria "diário de bordo”, que foi entregue especificamente a quem mais me acompanhou nesta caminhada que se chama:  "Cancro da Mama - Um Testemunho na Primeira Pessoa". 


De forma perfeitamente aleatória, passo a citar algumas dessas pessoas:


__ O médico de Radioterapia (Dr.J.M.); as assistentes operacionais (S. e E.) e administrativas; os técnicos de Radioterapia (N.,D., R. e A.); bem como as enfermeiras (C. e E.).
__ As pessoas do Hospital de Dia que me acompanharam na Quimioterapia.
__ Os médicos (Drª J.R. e Dr. M.C.); enfermeiras e assistentes operacionais que me acompanharam nas consultas de Oncologia.
__ Quem me acompanhou na operação: médicos (o Dr. D.P. em especial), enfermeiras e auxiliares.
__ A equipa da Drª C. A. que, na Radiologia, detectou o carcinoma e o localizou.
__ Os técnicos e assistentes da Imagiologia e Medicina Nuclear que fizeram o TAC, a cintigrafia e todos os exames requeridos.
__ As enfermeiras e assistentes operacionais das Análises Clínicas.


Enfim, com receio de deixar alguém de fora, para além das pessoas da limpeza e do jardineiro, há um nunca acabar de pessoas que têm como objectivo tornar esta viagem o mais confortável e esperançada possível.


A propósito, o meu cabelo já começa a crescer e as minhas unhas estão pintadas graças à minha cabeleireira e sua equipa que tanto me apoiaram nesta aventura. Para não falar de familiares e amigos...


Por tudo isto, a minha gratidão não tem limites e ficará como um marco desta guerra cujas batalhas foram sendo vencidas.


E se houver uma recidiva?!... Então, logo se verá o que fazer. Para já fez-se tudo o que estava ao nosso alcance com responsabilidade, empenho e sempre com um sorriso ou uma palavra de incentivo.


Uma palavra ainda para a Filipa e seus colegas da reprografia que com empenho e profissionalismo me ajudaram a fazer a compilação deste pequeno "diário de bordo".


Não poderia ainda de deixar de destacar o meu médico ginecologista, o Dr. H.N., que me disse: " Não podemos considerar um azar, mas uma sorte termos os métodos de diagnóstico e tratamento tão avançados e eficazes quanto possível". 




Manuela Coutinho
(Malay)
http://malay-2014.blogspot.pt 




Todos somos importantes nesta luta. A luta contra o CANCRO...






Sem comentários:

Enviar um comentário