quinta-feira, 20 de abril de 2017

CANCRO DA MAMA - NOVA ETAPA: QUIMIOTERAPIA COM DOCETAXEL



Fundação Champalimaud



Manhã cedo. Aos poucos as pessoas vão chegando. Os funcionários vão-se dirigindo para os seus postos. Os computadores vão sendo ligados. Acabam-se as últimas limpezas dos espaços que, por agora, estão quase vazios de gente, mas cheios da esperança num novo dia que agora começa e que significa a espera de um tratamento que há-de trazer melhoras para quem dele precisa.




Chegámos cedo. Alguma ansiedade na espera desta primeira consulta de Oncologia. Hoje, vamos saber em concreto quais os passos a seguir. Não vai ser fácil, mas sente-se que há uma equipa inteira pronta a ajudar. Medição dos sinais vitais e a consulta propriamente dita... Ficou estabelecido que antes da Radioterapia terei que fazer Quimioterapia TC (com Docetaxel e Ciclofosfamida).




O tratamento de Quimiotarepia vai ser com Docetaxel. É feito um aconselhamento detalhado e cuidado daquilo que se espera. Para já, fiquei assustada com os efeitos secundários que são vários: A tão temida queda de cabelo que poderá ser minimizada com a utilização de um capacete de gelo colocado um pouco antes, durante e após duas horas da administração do fármaco; enjoos; formigueiros nas mãos e pés; retenção de líquidos e aumento de peso; reacções cutâneas; efeitos nas unhas que ficam enfraquecidas; aftas; alteração do paladar; diarreia; dores musculares e articulares; cansaço extremo; são um sem número de reacções que, para já, assustam... Mas todas estas situações podem ser atenuadas com certos cuidados e procedimentos, como é o caso da injecção do Filgrastim, que se faz em certos dias dos ciclos de tratamento que são feitos de 21 em 21 dias, para estimular a medula óssea a produzir mais rapidamente glóbulos brancos e vermelhos para repor os que são destruídos pelo próprio tratamento. Assim, antes de cada tratamento, há que fazer uma análise para saber se o nível de glóbulos é suficiente para que possa ser ministrado sem riscos.

São quatro, cinco ou seis ciclos. Por isso, pelo menos até Julho, terá que ser... Depois, se verá.



(Fotos tiradas em 20/4/17)





Sem comentários:

Enviar um comentário