sexta-feira, 28 de abril de 2017

CANCRO DA MAMA - PRIMEIRA SESSÃO DE QUIMIOTERAPIA e o "ICE CAP"




Num ambiente simpático, com companhia, televisão, um livro ou um telemóvel o tempo passa rápido e é quase que agradável.


 O "ice-cap" não é mais do que um capacete gelado acoplado a um aparelho produtor de frio, e que tem umas toucas que são colocadas nas cabeças protegidas por uma touca fininha, para evitar, na medida do possível, que gele demais e por uma questão de higiene. Cada dispositivo pode servir duas pessoas em simultâneo. 




O soro em si leva, no caso normal, cerca de 10 minutos, tempo para o soro entrar na veia e facilitar a entrada e acção do produtos da quimioterapia. No entanto, com o uso do "ice-cap", prolonga-se por meia hora, antes do tratamento propriamente dito. De seguida, levei uma hora com o primeiro produto e meia hora com o segundo. Só que, pelo facto de usar o "ice-cap", tive que estar cerca de quatro horas. Meia hora antes de começar o tratamento e duas depois de feito o tratamento... Mas estando acompanhada, lendo e vendo televisão o tempo não custou a passar, é só estar agarrada pelo cateter aos tubos do soro que traz um pouco de desconforto... 

Como  actua o ice-cap? Ao fazer baixar a temperatura nos folículos pilosos da cabeça, faz com que as veias se contraiam e a acção dos fármacos em circulação no sangue actuem mais lentamente ou o efeito seja mesmo anulado.

No entanto, nem sempre resulta. Vamos ver se vale a pena a espera de quatro horas...




Sem comentários:

Enviar um comentário