domingo, 11 de dezembro de 2016

DIÁRIO DA VIDA DE UM CÃO - O LADRAR




Dezembro/2016


Surgiu um novo problema cá em casa. Não ladro quando estou sozinho, nem para chamar a atenção, mas ladro quando vejo pessoas estranhas, oiço ruídos estranhos, oiço os outros cães ladrar... Às vezes, quando vejo e ouço passar um carro ou alguém na rua do alto da minha varanda, ladro e resmungo. Desde já me querem corrigir este comportamento. Por isso, a minha dona foi procurar ajuda e encontrou estas "dicas" na NET:

"Ladrar é um comportamento natural nos cães, usado para comunicar com o resto da matilha, seja para alertar os outros cães de perigo ou simplesmente chamá-los. Mas enquanto que no estado selvagem é essencial para a sua sobrevivência, no seio da família humana pode constituir um problema."

"Existem raças mais vocais do que outras: umas ladram perante qualquer movimento, outras raramente se fazem ouvir. A maioria dos cães ladra perante situações novas, seja barulhos nunca ouvidos ou a chegada de estranhos. Muitos cães contudo tornam-se demasiado vocais, ladrando a toda a gente e a todos os barulhos a toda a hora." Para já, não é este o meu caso, mas há que prevenir.

"Os cães ladram quando reagem a um estímulo. E as situações que geralmente levam um cão a ladrar são:
- Exposição a uma situação nova
- Exposição a pessoas/animais estranhos
- Entrada de pessoas/animais no seu território
- Isolamento
- Exposição a sons alarmantes
- Exposição a presas/animais de pequeno porte
- Procura de atenção
- Fome
- Ansiedade/Excitação"

"Cães excitáveis são os mais ruidosos. Estes geralmente são os cães de companhia de pequeno porte, tais como o Scottish Terrier, o West Highland White Terrier, o Schnauzer Miniatura, o Chihuahua, o Shih Tzu ou o Yorkshire Terrier." Que é o meu caso, já que sou um Schnauzer Miniatura, apesar de por temperamento ser bastante calmo.

"É mais difícil corrigir este comportamento de ladrar em excesso do que preveni-lo. Existem formas de treinar o cão para diminuir o instinto de ladrar. Se o cão ladra para pedir atenção, ignore-o e saia até mesmo da divisão em que está ou vire costas ao cão. Se o cão ladra quando ouve barulho ou a estranhos, diga um “Não” e recompense-o quando ele se cala. Muitos cães ladram devido à excitação ou ao aborrecimento. Nada como brincadeiras e exercício para redireccionar esse entusiasmo. Até os cães mais pequenos devem ser passeados diariamente."

"Pode também estipular sessões de treino: peça a um amigo que imita um som baixo e se o cão não ladrar, recompense-o. Gradualmente aumente a intensidade e a variedade dos sons."

"Não espere contudo fazer com que o seu cão seja totalmente silencioso, sobretudo se tiver uma raça vocal. O objectivo deste treino é impedir que os cães incomodem os vizinhos com o constante ladrar, mas é natural que um cão ladre diariamente quando se depara com alguma situação que ele possa considerar alarmante."

Resumindo, lá terão que ter paciência comigo e ser firmes ao mesmo tempo. E já que tenho aprendido rápido as outras coisas, também aqui devemos chegar a bom porto, ou seja, só irei ladrar quando necessário. A ver vamos... Não quero é deixar o meu posto de vigia. Esta varanda de eu tanto gosto e que me deixa ver o mundo que me cerca para além dos muros da casa.




Sem comentários:

Enviar um comentário