domingo, 23 de outubro de 2016

DIÁRIO DA VIDA DE UM CÃO - AS PRIMEIRAS NOITES







Onde vou dormir à noite? E os xixis da noite como fazer? Nos primeiros tempos, enquanto eu me sentir num ambiente totalmente estranho e quando for hora de dormir, como me poderão ajudar a minimizar a perda da companhia da minha mãe e dos meus irmãozinhos, bem como do seu calor, do seu aconchego e da sua protecção? Como poderão fazer para eu não ganir noite dentro? Estas são questões que se põem aos meus futuros donos.

Arranjar um ninho será a tarefa mais fácil. O cesto já está lá em casa desde o tempo do Pock, que não chegou a utilizá-lo porque tinha muito pêlo e, como dormia dentro de casa, preferia escolher os tapetes em pontos estratégicos onde sentia mais próxima a presença dos donos. Por seu lado, o Bob era grande demais e não cabia dentro dele. Assim, aquele grande e bonito cesto de verga comprado um dia na feira, acabou por ficar guardado anos a fio à minha espera. Agora, bastou ir  buscá-lo à arrecadação, passar no Chinês para arranjar umas almofadas "giras" e próprias para cão, (pois lá são mais baratas), e ajustá-las dentro do cesto. Finalmente, é utilizar umas flanelas a cobrir as almofadas, para que o ninho fique mais quentinho e aconchegado nos primeiros tempos da minha chegada (de Inverno, ainda por cima...) Como resultado final: Fico com uma cama king size só para mim.

O problema dos xixis talvez se resolva rapidamente com o resguardo próprio para cachorros e alguma paciência da parte dos meus donos para algum desaire que possa acontecer.

O pior é saber como é que vão resolver o problema da minha adaptação à noite nos primeiros tempos, para que seja o menos agitada possível e pouco angustiante para mim. Quem vai dormir onde? Ir para o quarto dos meus novos donos está fora de questão, mesmo sendo eu tão pequenino. Ficar alguém perto de mim para me consolar nos primeiros dois, três dias é uma questão a ponderar. Mas a ideia é eu ficar desde logo num sítio definitivo, longe de portas e janelas para que não tenha a sensação de que controlo as idas e vindas dentro de casa e, assim, começar desde logo a saber qual é a minha posição na hierarquia dentro da minha nova família. 

Sei que a minha chegada não é para já, mas a antevisão da minha reacção durante as primeiras noites é uma questão que se põe: __ Qual será a melhor forma de a resolver? Deixarem-me latir  pela noite dentro até que me habitue? Dormirem próximo do sítio onde vou ficar para me irem dando algum conforto esperando que assim me acalme? Deixarem-me brinquedos e uma luz de presença para que me entretenha se não dormir? É uma incógnita...

Dizem:  para quê sofrer por antecipação? De facto, a chegada do Pock já foi há tantos anos e terá sido tão tranquila que não deixou lembranças. Para o xixi, utilizaram-se folhas de jornal espalhadas no chão que se foram retirando gradualmente até à sua eliminação total __ o que resultou bem. Só que a chegada do Bob foi tão desastrosa e aparatosa que, agora, os meus donos estão sem saber bem como actuar para que tudo corra de forma tranquila comigo e todos na casa, nessas primeiras noites que nos aguardam...





Sem comentários:

Enviar um comentário