segunda-feira, 26 de setembro de 2016

PELAS ESTRADAS DA SERRA ATÉ À TORRE ( SERRA DA ESTRELA - PORTUGAL )





Escavada na rocha a estrada é estreita mas está em bom estado e bem balizada com "rails". Ainda assim, com neve, deve ser complicada em certos pontos. Se agora, no início do Outono, tem uma vista deslumbrante que em alguns sítios é de cortar a respiração... Como será no Inverno depois de caírem as primeiras neves?!...



É um passeio bonito. O granito e o xisto ombreiam lado a lado esculpindo esta paisagem escarpada e caprichosa, num mar de rocha e vegetação rasteira que se lança até ao horizonte.








Penhas da Saúde... Bonita aldeia de montanha que se situa na imensa Serra da Estrela. Uma estância que serve de apoio aos visitantes no Inverno. Aguarda as neves que hão-de chegar quando o frio apertar.




No alto da Serra, a escultura da Nossa Senhora da Boa Estrela marca a presença da fé humana que não poderá encontrar ponto mais belo para lhe prestar homenagem. O baixo relevo da padroeira dos Pastores, inaugurado em 1946, é uma manifestação de fé na Santa protectora dos Pastores que enfrentam há séculos as intempéries da agreste região.








Finalmente, chegados ao ponto mais alto da serra da Estrela e de Portugal continental...

A Torre...



É o local onde se encontra um conjunto de edificações que poderia estar melhor preservado e aproveitado, como local turístico que é... Os "centros comerciais" onde se podem encontrar diversos produtos regionais como os queijos da serra, os enchidos, o mel e outros artigos de artesanato, deveriam estar melhor apresentados, pois estão muito caóticos na exposição daquilo que têm para venda e não fazem jus à procura do local por turistas nacionais ou estrangeiros, seja de Inverno ou Verão.



A Torre é famosa pela queda de neve durante os meses de Inverno, atraindo um grande número de turistas. Durante o Verão, em dias claros, a vista pode abranger até ao mar, vendo-se ao longe a zona da Figueira da Foz.




Este monumento simbólico da Torre completa a altitude de modo a perfazer os 2000 metros, já que a altitude real máxima da serra é aqui mas atinge apenas os 1993 metros. Diz-se que terá sido o rei D. João VI que no início do século XIX terá mandado construir um monumento em pedra com esse objectivo.


(Fotografias tiradas em Setº/2016 - Malay e J.P.)





Sem comentários:

Enviar um comentário