sábado, 2 de abril de 2016

FORTE DE SÃO LOURENÇO DO BUGIO - (LISBOA / PORTUGAL)

 
 
 


 
Forte de São Lourenço do Bugio - (Lisboa/Portugal) (1 de Abril/2016) 



Abril chegou, o fim de férias também. aproveita-se para uma caminhada num dia de sol aberto e aragem fresca... Mais uma vez o Paredão... Caminhada estugada. Um ponto de paragem __ O Bugio ao fundo, bem nítido, faz-nos lembrar que houve uma cidade e um porto para onde encaminhar e a defender. Hoje, é um ponto de referência no meio do Tejo com o seu farol que se vê bem da margem. Actualmente, esta pequena fortificação é apenas utilizada como farol de apoio à navegação. Mas já foi um ponto estratégico na defesa da entrada no Tejo a caminho de Lisboa a capital deste nosso Portugal.



 
 
Em planta datada de 1693 já se encontra figurada uma torre encimada por um farol, forma que, à semelhança de uma vela acesa (em francês bougie), teria rendido o nome de bugio à estrutura.
 
Esta estrutura, destruída pelo terramoto de 1755, foi reedificada como um dos seis faróis erguidos na costa portuguesa para auxílio à navegação, conforme determinação de um Alvará do Marquês de Pombal datado de 1758. O novo farol entrou em funcionamento em 1775.

 
 

(Duas últimas fotos e informações retiradas da NET)
 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário