terça-feira, 4 de março de 2014

"A MINHA MENINA" REPRODUÇÃO DE "A RAPARIGA COM O BRINCO DE PÉROLA"





"A MINHA MENINA"

Diz-se que a pintura pode ter um valor terapêutico e, este quadro foi bem prova disso. Num período menos fácil da minha vida foi como que uma tábua a que me agarrei... A perspectiva de mais uma semana para o continuar foi mais um incentivo para continuar mais essa semana com melhor ânimo... Foi uma descoberta fabulosa. Com ele aprendi a fazer ampliações usando quadrículas, o que eram transparências, velaturas, esbater, imprimaturas (técnica usada pelos pintores clássicos), usar a espátula... Para, finalmente, dar o brilho ao brinco que o finalizou. Com muita ajuda, foi ganhando forma e tornou-se no objecto de mais valor para mim.



"A Rapariga com o Brinco de Pérola" - de Vermeer - 1665(?) 


Este quadro foi uma paixão assim que o vi pela primeira vez. Tentar reproduzi-lo não seria ambicionar demais, mesmo com orientação?!... Mas saiu, não a "Rapariga com o Brinco de Pérola" mas "A Minha Menina"... 







...Sem dúvida, o meu quadro mais emblemático e que me é mais querido. Depois de mil peripécias, olha-nos da parede acompanhando-nos com o seu olhar tranquilo e atento parecendo que parou no tempo e no espaço... E que nos lembra de que há normalmente um pontinho de luz ao fundo do túnel.







Sem comentários:

Enviar um comentário