sábado, 1 de fevereiro de 2014

"SOMOS AQUILO QUE SOMOS" - LUANDA / ANGOLA - ANOS 60 - "ANTENA 4"




"Antena 4" - Luanda - Angola

Tínhamos um canto na cave que funcionava como o nosso "Clube". Era um espaço de "acesso reservado".


Resolvemos fazer um "jornal". Não tínhamos máquina de escrever, não havia fotocópias. Tudo tinha que ser feito à mão.


Que nome escolher? "Antena 4"... Não era rádio, não havia grande explicação, apenas nos soava bem e éramos basicamente quatro.


Escusado será dizer que não passou do primeiro número e, diga-se em abono da verdade, de um único exemplar. O que restou? Uma folha de papel cavalinho com a reprodução de uma pequena história de banda desenhada do Banzé feita a lápis de carvão que ainda hoje conservo.

No essencial a história é a seguinte:

O Banzé vê um pato a caminhar e começa a imitá-lo andando com as patas para os lados e bamboleando o corpo. Desata a rir-se e diz: __" Patos andam de jeito gozado..."
O pato  fica furioso e, então, começa a "farejar" o chão.  Ri-se à gargalhada dizendo, por sua vez: __"Cachorros cheiram de um jeito gozado..."
O Banzé engoliu em seco.

CONCLUSÃO: Somos aquilo que somos.


E foi esta a minha única incursão no "mundo  literário e editorial", para além de uma tentativa falhada de escrever um livro de aventuras.

As décadas passaram... As máquinas de escrever vão ficando desactualizadas, os computadores, as impressoras, as máquinas digitais, a NET, ... e o que está para vir, permitem-nos o atrevimento de escrevermos não sabemos bem para quem, para o outro lado do Planeta, à velocidade de um "clic"...

Fica porém a lembrança de uma folha de papel de cavalinho guardada como recordação de um projecto inviável, só possível na cabeça de quatro crianças... numa "gráfica feita a lápis de carvão". 

Para a "emissão de imagens" já nem precisamos necessariamente de antenas, apenas de ligação à NET e à electricidade que não podem ser arrumadas no fundo de uma gaveta, mas podem correr mundo à velocidade da luz...   


Sem comentários:

Enviar um comentário